ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMAS

Firjan: consumo de gás natural pode aumentar dez vezes no Rio de Janeiro num horizonte de dez anos

No lançamento do estudo da federação “Perspectivas do Gás no Rio 2021”, agentes do mercado falam sobre as oportunidades de oferta e demanda de gás

Estado do Rio - (Economia) - Quinta, 20 de Maio de 2021 às 07:00 horas.

Atualizado em Quarta, 19 de Maio de 2021 às 18:47 horas.

  Firjan: consumo de gás natural pode aumentar dez vezes no Rio de Janeiro num horizonte de dez anos

Em mapeamento exclusivo de uma região industrial fluminense, o consumo atual de gás natural pela indústria corresponde a um volume superior a 680 mil m³/dia. Conforme o “Perspectivas do Gás no Rio 2021”, estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), essa demanda poderá duplicar nos próximos cinco anos. Lançada na última terça-feira (18), a publicação indica ainda que, apontando para o horizonte de dez anos, a necessidade de gás natural pode crescer em mais de 10 vezes na comparação com o atual volume de consumo.


Na abertura do evento on-line de lançamento, o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, destacou que o Rio de Janeiro continuará como ponto de partida para o avanço do gás natural do país. Ele afirmou que o novo marco legal traz novas possibilidades para o crescimento da demanda do energético, mas lembrou que ainda há muitas medidas complementares a serem adotadas para a expansão do mercado.


Hélio da Cunha Bisaggio, superintendente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, informou que a ANP espera conceder 20 novas autorizações de importação de gás natural até o fim do ano. "Esse novo mercado já está acontecendo desde o lançamento do edital da primeira chamada pública da TBG - responsável pelo gasoduto Brasil-Bolívia - no modelo de entrada e saída, o que já impulsionou enormemente o interesse dos agentes no mercado de gás", afirmou Bisaggio.


Este ano, uma das novidades da quarta edição da publicação é que o documento vem acompanhado com uma plataforma Power BI com dados dinâmicos apontando diversas projeções, dados e gráficos para o energético no mercado fluminense e no país. Estes dados serão atualizados constantemente ao longo do ano, sempre que houver uma atualização dos órgãos do mercado. Acesse a plataforma no link: www.firjan.com.br/gasnorio . Esta página também apresenta o Mapa de Gás Natural no Rio, a partir do Google Maps, com as rotas dos gasodutos no país e no Rio de Janeiro.

Dados do mercado do gás

O estudo da federação destaca também que, enquanto a produção de gás no Rio cresceu quase três vezes nos últimos 10 anos, os volumes reinjetados dispararam em um ritmo muito maior: aumentaram mais de 80 vezes em comparação aos volumes de consumo de gás natural no país em 2020. Além disso, o consumo de gás natural no estado dentro do chamado mercado não termoelétrico teve queda de 11% em relação ao volume de pico demandado no ano de 2019.

Por Assessoria de Imprensa

Crédito da Foto: Reprodução

Publicidade