Governo do Estado retoma obras de unidades habitacionais no interior

Estado do Rio - (Cotidiano) - Quarta, 17 de Julho de 2019.

Governo do Estado retoma obras de unidades habitacionais no interior

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades, retomou obras de casas populares que estavam paradas desde 2013. As intervenções já estão em andamento em três cidades do interior – Pinheiral e Barra do Piraí, na Região Serrana, e Laje do Muriaé, no Noroeste Fluminense.

"Estes são apenas os primeiros de muitos empreendimentos que serão retomados no estado. A nossa prioridade é dar andamento às obras já iniciadas. Isso evita que o investimento que já foi feito se perca. A demanda habitacional é uma das prioridades do governador Wilson Witzel. Queremos levar dignidade às famílias que aguardam por essas moradias", disse o secretário das Cidades, Juarez Filho.

Em Pinheiral, o empreendimento Parque Mayra I e II contará com 110 casas de 31,41 m², com quarto, sala, cozinha, banheiro, sendo cinco moradias adaptadas para pessoas com deficiência (PCD). As residências já estão construídas e vão beneficiar uma população de aproximadamente 440 pessoas. A secretaria está realizando obras de infraestrutura e de urbanização, que incluem rede de abastecimento de água potável, esgoto sanitário, abertura de ruas e coleta de águas pluviais. A previsão de entrega é de seis meses.

Em Barra do Piraí, no conjunto Vargem Alegre, 39 casas, de um total de 81 unidades, já estão prontas. A expectativa é que cerca de 320 pessoas sejam diretamente beneficiadas pelo empreendimento que tem previsão de entrega para junho de 2020. Cada unidade terá quarto, sala, cozinha e banheiro distribuídos por 31,20m2. Uma moradia, com 41,53m2, será construída para atender pessoa com deficiência (PCD), incluindo acessibilidade e rampa de acesso para cadeirante.

No momento, a equipe está atuando na limpeza do terreno, drenagem e instalações sanitárias. Serão realizadas ainda obras de infraestrutura, englobando urbanização, saneamento e pavimentação de ruas. Estima-se que a obra, que está sendo retomada pela Secretaria das Cidades, possa gerar aproximadamente 30 empregos para a região, de forma direta e indireta.

Em Lage do Muriaé, no conjunto Boa Vista, o empreendimento, que também estava com obras paralisadas, terá 188 casas populares e obras de infraestrutura, com implantação de rede de água potável, de águas pluviais, sistema de esgotamento sanitário, calçamento, paisagismo e praça.

Do total de unidades habitacionais, 182 são do tipo duplex, com sala, dois quartos, cozinha e banheiro. Outras seis moradias, com um quarto, são adaptadas para portadores de necessidades especiais, com instalação de barras de apoio e portas mais largas para facilitar o acesso de cadeira de rodas. O prazo para conclusão dos serviços é de seis meses.

Secom RJ/ Por Julia de Brito

Por Redação

Crédito da Foto: Divulgação Secom RJ

Publicidade
728x90
3 Tenis 189