ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMAS

Governo oferece atendimento jurídico, psicológico e social à população LGBT

Estado do Rio - (Cotidiano) - Sexta, 18 de Setembro de 2020 às 07:00 horas.

  Governo oferece atendimento jurídico, psicológico e social à população LGBT Os Centros de Cidadania LGBT do Governo do Estado oferecem atendimento jurídico, psicológico e social para famílias e amigos da população LGBTI. Este mês, mais um equipamento foi inaugurado, dessa vez em Maricá. A unidade fica na Rua Domício da Gama, 391, no Centro. A ação é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o Programa Rio Sem LGBTIfobia e a Prefeitura de Maricá.
"Nos últimos dois meses inauguramos quatro centros LGBTs no Estado para atender a população e garantir acesso aos serviços e direitos dessa comunidade. O Governo do Estado quer expandir o número de centros de apoio e acolhimento, oferecendo à população políticas públicas de combate à LGBTfobia - explicou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Cristiane Lamarão.
De acordo com o subsecretário de Direitos Humanos e Coordenador do Programa Rio Sem LGBTIfobia, Thiago Miranda, inaugurar mais um equipamento ao público LGBT é promover municipalização da política pública.
"Inauguramos o primeiro Centro de Cidadania com o novo nome: Rio Sem LGBTIfobia. Este equipamento será extremamente útil para promoção de cidadania, difusão de informações e também para o acolhimento. Além disso, serão realizadas oficinas, palestras e debates para toda a população", ressaltou.
Também este mês, foi reinaugurada a unidade Metropolitana - Leste I, em Niterói. O novo espaço tem por objetivo proporcionar ampliação da estrutura e melhoria na qualidade no atendimento. O equipamento funciona na Rua Visconde de Morais, 119, no Ingá. Com essa nova unidade, o programa passa a contar com 12 equipamentos (11 centros e um Núcleo de Atendimento Descentralizado) espalhados por todo estado.

Combate à discriminação

O Programa Estadual Rio Sem LGBTIfobia e os Centros de Cidadania do Estado têm como objetivo combater a discriminação, a violência e promover a cidadania da população LGBTI no Rio de Janeiro. Com intuito de respeitar as especificidades desses grupos, as ações são focadas na disseminação de informações sobre defesa e garantia de direitos, combate à violência, educação, cultura e respeito às identidades. Os Centros também recebem as pessoas que precisam de atendimento jurídico, psicológico e social.

Como a população pode procurar atendimento

Os interessados podem comparecer a uma unidade do Centro de Cidadania LGBT. É possível entrar e contato também pelo Disque Cidadania e Direitos Humanos (0800 0234567). As pessoas podem ainda fazer um cadastro on-line nas redes sociais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (link do formulário: https://rb.gy/d790z0)

Centros de Cidadania LGBT no Estado do Rio de Janeiro
Centro de Cidadania LGBTI Capital - Rio de Janeiro
Telefones: (21) 2334-9578
Whatsapp: (21) 97199-4348
E-mail: cclgbtcapital.dhrj@gmail.com
Centro de Cidadania LGBTI Centro Sul - Miguel Pereira
Telefone: (24) 2484-2003 / 98121-8003
E-mail: cclgbtcentrosul.dhrj@gmail.com
Fonte: Secom RJ/ Por Raquel Faillace

Por Redação

Crédito da Foto: Divulgação

Publicidade