Hipertensão arterial e Vida Saudável

País - (Saúde) - Sábado, 27 de Abril de 2019.

Hipertensão arterial e Vida Saudável

A hipertensão arterial também pode ser denominada pressão alta. Hipertensão arterial é condição clinica multifatorial caracterizada por elevação sustentada dos níveis pressórico superior ou igual 140/90 mm Hg.
Para medir a pressão arterial, usa-se um instrumento denominado esfigmomanômetro, que fornece os valores da pressão sistólica (o valor máximo) quando o coração se contrai, e da pressão diastólica (o valor mínimo) quando o coração se relaxa.
A pressão arterial varia com as atividades, subindo durante a prática de exercício físico ou com estresse e descendo com o repouso. Também varia de pessoa para pessoa, subindo com a idade, ganho de peso e o sedentarismo.
A pressão arterial de um adulto saudável em repouso não deve ultrapassar os 120/80 mm Hg. Ser hipertenso significa ter uma pressão arterial constantemente superior a 140/90 mm Hg, mesmo em repouso.
A hipertensão normalmente não tem sintomas, mas a pressão arterial muito alta pode causar dores de cabeça, tontura e visão turva.
No Brasil, a hipertensão arterial é um dos problemas de saúde pública de maior prevalência na população, acometendo 30% da população adulta brasileira com idade superior a 25 anos, e representa um dos principais fatores de risco para morbidade e mortalidade cardiovasculares.
Além do tratamento médico convencional, modificações no estilo de vida têm-se mostrado eficientes na prevenção e no controle dos níveis pressóricos elevados e são indicadas a todos os hipertensos e a indivíduos normotensos com histórico familiar de doença cardiovascular. Entre as principais modificações no estilo de vida que comprovadamente reduzem a pressão arterial, estão: redução do peso corporal, diminuição da ingestão de sal e bebidas alcoólicas, não utilização de drogas que elevem a pressão arterial e a prática regular de exercício físico.
No entanto, estudos comprovam que exercícios como: caminhadas, natação, cicloergômetros e programas de exercício físico aeróbicos, foram os que provocaram maior redução na pressão arterial.
Lembrando que o município de Três Rios possui grupos de atividade física realizada pelo profissional de Educação Física do NASF (Núcleo Ampliado de saúde da Família) nos postos de saúde, voltadas para esse público, pessoas com pressão arterial alta. Basta você ir até o posto de saúde de seu bairro e procurar saber o dia que esse trabalho é desenvolvido em seu PSF.

Vladimir Guedes de Oliveira
Professor de Educação Física – CREF-RJ 028891-G/RJ
NASF Núcleo 2
Especialista Atividade Física e Reabilitação Cardíaca
Especialista em Gestão Pública de Saúde

Por Redação

Publicidade
4 itens por 199
B03 - 300x250