ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMAS

Jovem trirriense está entre 500 selecionados para intensivão sobre política em SP

Três Rios - (Política) - Sexta, 14 de Fevereiro de 2020 às 07:00 horas.

  Jovem trirriense está entre 500 selecionados para intensivão sobre política em SP A estudante de jornalismo Beatriz Bogossian, de 22 anos, esteve ano passado entre mil formandos do curso de Liderança Política RenovaBR, do curso RenovaBR cidades, o maior curso de política do país, com alunos de mais de 400 municípios brasileiros, num total de 31 mil inscritos. Desse montante, foram selecionados 1.400 alunos, entre eles a jovem trirriense.
Agora, em nova etapa, entre os cerca de mil formandos do Brasil todo no ano passado, eles selecionaram os 500 melhores pré-candidatos a vereadores para um curso intensivão que começa nesta sexta-feira (14), em São Paulo. Novamente a jovem Beatriz Bogossian está entre os participantes, sendo a única trirriense no curso.
As aulas do Módulo Avançado do Curso de Política Legislativa RenovaBR Cidades acontecem de hoje (14) até domingo (16), com especialistas de todo o país sobre temas como: mobilidade urbana, educação, saúde pública, finanças municipais, entre outros assuntos.
Conversamos com a jovem trirriense sobre o curso e sobre o que ele agrega à cidade com o que se aprende nesse módulo.

ERJ - O que é , exatamente, o Curso RenovaBR Cidades?
Beatriz Bogossian - O RenovaBR é, hoje, a maior escola de liderança política do Brasil, que busca capacitar pessoas engajadas a mudarem a política brasileira com políticas públicas baseadas em dados. A ideia é valorizar pessoas comuns para se tornarem políticos fora do comum!

ERJ - O que te fez decidir fazer parte dessa escola?
BB - Acredito que assim como em qualquer profissão, a política deveria ter profissionais capacitados que estudaram para executá-la. Por isso, ter o apoio do curso do RBR nesses estudos é essencial para o amadurecimento político. É como se eu fizesse uma faculdade com foco em política legislativa municipal, com professores capacitados em diversos temas de gestão pública.

ERJ - Quais são os principais temas desses estudos?
BB - São todas as macro-temáticas que um político municipal deve se preocupar, como educação, saúde, mobilidade urbana, desenvolvimento social e econômico, etc. Na aula de sábado os alunos participarão de oficinas focadas em um tema que consideram mais urgente pra sua cidade, eu escolhi desenvolvimento econômico, acho que será o mais proveitoso pra Três Rios hoje!

ERJ - E Como você pretende aplicar esse aprendizado em Três Rios?
BB - Antes de tudo é preciso entender, por exemplo, de onde vem a receita do município, quais são suas responsabilidades perante o Estado, dentre outras informações básicas. Pra assim, poder pensar em estratégias inovadoras de otimização de gastos, saber onde e quais recursos buscar pra cidade, capacidade de implementação dos projetos, perpetuidade, etc.

Por Redação

Crédito da Foto: Reprodução

Publicidade