Jovens da Onda Solidária representam o Brasil nos Estados Unidos

Marcos Vinícius, Vitor e Sofia participaram do programa Voz da Juventude

Região - (Cotidiano) - Quinta, 08 de Novembro de 2018.

Jovens da Onda Solidária representam o Brasil nos Estados Unidos

Os jovens da Onda Solidária de Santa do Deserto e Rio de Janeiro, Marcos Vinícius Botelho, Vitor Melo e Sofia Matos, acompanhados do idealizador do projeto, Ricardo Calçado, passaram duas semanas no Estados Unidos representando o Brasil durante encontros, palestras e conferências que trataram dos anseios da juventude.
O grupo levou documento que foi elaborado no 1º Encontro Jovem Empreendedor Social, que ocorreu no mês de setembro na Vila dos Sonhos. Durante os dias que estiveram em terras americanas, os jovens ficaram em escolas parceiras da Onda Solidária, onde apreenderam sobre a história norte-americana e realizaram trabalhos comunitários.
“Esse foi o nosso terceiro intercâmbio e essa troca de solidariedade é muita válida. Os jovens tiveram várias experiências culturais, como conhecer museus, o Aquário Nacional, que reúne espécies de todo mundo, a culinária, foram a uma universidade, aprenderam técnicas de jardinagem, entre outros”, disse Ricardo.
No programa Voz da Juventude, Marcos Vinícius, Vitor e Sofia, levaram os anseios dos jovens brasileiros e ainda mostraram o curta-metragem “Folhas Verdes”, feito na Vila dos Sonhos, em Santana do Deserto, pela galera do Transformação e produzido pela Liberta Cine.
“Fizemos contatos com nossos parceiros americanos, apresentamos projetos nas escolas, falamos do Brasil, da Onda Solidária, da Vila dos Sonhos e de Santana do Deserto. Vitor, que dá aulas de futebol pela Onda Esportiva, treinou o time feminino do Seed School, Marcos, que faz parte do projeto Vila dos Sonhos falou sobre nossos trabalhos e Sofia, que lidera grupos e projetos na Onda Solidária do Rio, tocou piano. Foram momentos de grande emoção, inspiração e motivação”, relatou Ricardo.
Os jovens retornaram para suas atividades no Brasil e Ricardo seguiu para a Inglaterra e mais uma vez divulgou o curta do Liberta Cine, produtora independente de jovens sul-paraibanos, que funciona na residência de um dos membros da equipe, participou de encontros e foram voltados para temas da atualidade global e apresentou a Onda Solidária.
“Esses encontros são sempre importantes para que as pessoas possam conhecer a Onda Solidária, exercer a troca cultural e debater melhorias para um todo”, falou Ricardo.

Onda Solidária
É Ong que desenvolve projetos voltados para os jovens, visando promover a inclusão social gerando oportunidades em comunidades de baixa renda transformandoo indivíduo e a sociedade.

Vila dos Sonhos
O espaço funciona como um ecocentro social e é um modelo de educação e geração de oportunidades baseado em conceitos alternativos ao padrão de vida dos grandes centros urbanos.
A Vila dos Sonhos oferece projetos educacionais com atividades que englobam construções das primeiras casas com tijolos ecológicos, produção de tijolos de adubo, reutilização de pneus, horta orgânica, caminhada ecológica, plantio de árvores, curso de permacultura, captação de água, treinamento com jovens e professores, trabalho em equipe, entre outras atividades como está citada acima, que proporciona a vivência de culturas diferentes.




 

Por Aline Carius

Publicidade
AMARO 728x90 17C12
200 produtos com 50OFF - 300x250