Mais de 50% dos crimes de letalidade violenta da Região Serrana são elucidados

107ª, 108ª e 109ª DPs fazem parte deste grupo

Região - (Polícia) - Quarta, 17 de Abril de 2019.

Enquanto o nível nacional de elucidação de crimes de letalidade violenta, gira em torno de 10%, as 16 Delegacias de Polícia da Região Serrana, ultrapassam 50% de casos esclarecidos.

O desempenho dessas unidades que fazem parte do 7º Departamento de Polícia de Área(DPA) que abrange Três Rios, Paraíba do Sul, Sapucaia, Itaipava, Petrópolis, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Carmo, Sumidouro, Nova Friburgo, Duas Barras, Cordeiro, Cantagalo, Santa Maria Madalena e Bom Jardim, é quatro vezes maior.

Foram instaurados 37 procedimentos (IPs – Inquéritos Policiais; APFs– Autos de Prisões em Flagrante eAAAPAIs - Autos de Apreensões de Adolescentes por Práticas de Atos Infracionais), sendo 32 apenas IPs. Considerando apenas os 32 IPs, foram concluídos com relatório e indiciamento 25% dos casos, ou seja, em seis meses foi possível elucidar e concluir 1/4 dos casos.

Se for analisar os IPs, que não foram concluídos, mas já possuem autoria identificada, restando às delegacias diligências finais para conclusão e elaboração de relatório e somar os mesmos aos IPs já concluídos a taxa de êxito, ou seja, com autoria indiciada e não haverá impunidade em 43,75 % dos casos.

Já na apreciação das IPs concluídos mais IPs em andamento com autoria identificadaem fase final de diligências e mais APFs/AAAPAIs, chegasse ao esclarecimento de 51,35% dos casos do último trimestre de 2018.

Esses dados foram apresentados ontem (16) durante a reunião da Região de Nível, que realizada trimestralmente no Rio de Janeiro com a presença do governador e dos representantes dos DPA, que prestam conta dos índices, que constantemente devem ser melhorados.
 

Por Redação

Publicidade
160X600jpg