Mutirão do Detran atende pessoas com deficiência em todo Estado

Estado do Rio - (Cotidiano) - Quarta, 26 de Junho de 2019.

Mutirão do Detran atende pessoas com deficiência em todo Estado

O Detran fará mutirões de atendimento de Identificação Civil para pessoas com deficiência (PCDs). Também serão oferecidas 40 vagas para ter aulas totalmente gratuitas de direção no programa Cidadania sobre Rodas. O primeiro mutirão acontecerá no próximo dia 28 de junho e as duas datas seguintes já estão marcadas para 27 de setembro e 27 de dezembro. O mutirão se repetirá a cada trimestre do ano.
“O objetivo é levar o Detran cada vez mais para perto do nosso público. Por isso estamos criando medidas como essa, que se repetirá permanentemente. Além disso, criamos o programa de Identificação a domicílio, que vai até a casa da pessoa com deficiência, que não tem capacidade de locomoção para efetuar o serviço”, informou o presidente Luiz Carlos das Neves.
Para participar dos mutirões é preciso ter laudo médico com o limite máximo de 180 dias de vigência. Neste primeiro mutirão, os serviços de identificação estarão disponíveis em 110 unidades de serviço do Detran (lista em anexo), abrangendo todas as regiões do Estado, e o atendimento será com distribuição de senha. A inscrição para o Cidadania sobre Rodas acontecerá em 18 unidades da Habilitação (lista em anexo).
No mutirão deste mês de junho serão ainda oferecidas 30 vagas para o curso Mecânica sob Medida para Surdos, no qual será ensinada a mecânica dos veículos e passadas informações práticas para resolver questões básicas no funcionamento do automóvel. O curso será dado na Escola Pública de Trânsito do Detran, no Centro do Rio.
“Estávamos reunidos com um grupo de representantes de PCDs desenhando o projeto da Identificação a domicílio quando a ideia do Dia D surgiu. Construímos a dinâmica de atendimento e levamos a proposta para a presidência, que aprovou e expandiu para os outros serviços do Detran, incluindo o Cidadania sobre Rodas e o Mecânica sob Medida para Surdos. Estamos sempre abertos a novas ideias que melhorem o atendimento”, explicou o diretor da Identificação Alexandre Mattioli.
“A importância do dia "D" marca a virada desta autarquia pela solidariedade a quem mais carece de nossos serviços mais básicos como a identidade civil ou CNH. Esse dia marca os esforços do Detran em prestar bons serviços ao público PCD. Aqui eles terão efetivamente a voz e o respeito a seus direitos”, explicou Alex Pereira, presidente da Comissão de Pessoas com Deficiência do Detran e também PCD.

Miguel Pereira - Av Marechal Rondon, - s/n; 8h às 17h
Paraíba do Sul - Av Brasil, 320; 8h às 17h
Paty do Alferes - Av Brasil, 161 - Loja 6; 8h às 17h
Sapucaia - Rua XV de novembro, 40; 8h às 17h
Vassouras - Rua Otavio Gomes, 395 - Loja 2 e 3; 8h às 17h
Três Rios - Rua Manuel Duarte, 36; 8h às 17h
Angra dos Reis - Estrada Municipal, 91 - 3º piso, sala 328/329/330; 8h às 17h
Rio das Flores - Rua Leoni Ramos, 399; 8h às 17h
Valença - Praça Paulo de Frontin, 22 - A; 8h às 17h

Por Redação

Crédito da Foto: Divulgação

Publicidade
4 itens por 199