Na luta pelo bi, Mocidade entra na avenida afastando o azar e o mau-olhado

Desfile da Tricolorida promete superar o do ano passado com mais brilho e luxo

Três Rios - (Entretenimento) - Quarta, 19 de Fevereiro de 2020 às 07:00 horas.

  Na luta pelo bi, Mocidade entra na avenida afastando o azar e o mau-olhado

Amuletos contra o mal e o azar não vão faltar no desfile da Mocidade Independente de Vila Isabel. Escola sediada no maior e mais populoso bairro de Três Rios, a verde, vermelho e branco, ou simplesmente 'Tricolorida', como é carinhosamente chamada, vai levar à avenida no enredo "Abracadabra: Mistérios e Magias das Crendices Populares!", um desfile com muitas cores em fantasias de ciganos, bruxas, feiticeiros, gatos pretos e simbologias contra as forças negativas e o mau-olhado.
Campeã de 2019, a escola teve contratempos mas acabou solucionando o problema, contratando os jovens carnavalescos Lucas Almeida e Pedro Henrique Lavinas, oriundos de uma escola de samba de maquete, a Império Trirriense.
Lucas é o mentor da pequena escola de samba azul e branca. Das miniaturas para o carnaval real, o jovem artista cuida de detalhes com a mesma paciência com que monta as maquetes, o que de fato o ajudou na elaboração do desfile da escola que está a poucos metros de sua casa, no bairro da Vila Isabel. Já Pedro Henrique Lavinas, foi convidado por Lucas para ajudar nos preparativos da Império Trirriense, onde ganharam o título de campeã ano passado, credencial para assumir uma escola de samba real e do tamanho da Mocidade. Imagina a expectativa da dupla de estreantes?
Outro que não esconde a expectativa por um desfile com bons resultados é o presidente Luciano Espírito Santo, que estreou com o título ano passado e quer o bi a todo custo.
Luciano já foi ritmista da escola e compositor de alguns sambas de enredo, mas está emocionado porque sua filha Luana será mais uma vez a segunda porta bandeira da escola, desta vez ao lado do mestre-sala Patrick Floriano.
O enredo desse ano foi sugerido pelo carnavalesco Comandante Armando Martins, que conquistou sete dos oito títulos que a Mocidade possui. Armando é um apaixonado pela Mocidade desde quando fez seu primeiro carnaval já campeão na estreia em 1989 com o enredo “Baco de Guararapes”, chegando à façanha do tetracampeonato de 2002 a 2005.

Barracão grandioso

No barracão, os trabalhos estão nos retoques finais e os carros são grandiosos e com cores surpreendentes.
Campeã logo na estreia em 1973, a escola da Vila Isabel se distanciava da disputa entre Bom das Bocas e Bambas. Com a chegada de Armando Martins e sob a presidência de Mirandolino Santana, a escola passou a disputar títulos com desfiles memoráveis, alguns marcados pela perda de apenas um décimo, penalizado na sola do sapato do mestre-sala no desfile de 2009, sob a presidência de Jorge Pempem, quando desfilando pela manhã com dia claro, apresentou o enredo “Amor, Eterno Amor”, do carnavalesco Fernando Ferreira. O samba de enredo é considerado um dos mais bonitos da escola e do carnaval da cidade. Mas a Tricolorida ficou com o vice-campeonato atrás do Bom das Bocas. Após o título de 2005, a Vila Isabel ficou por 14 carnavais sem ganhar. O jejum terminou ano passado com uma apresentação memorável do enredo “Amas de leite, mães escravas de seus próprios destinos”, dos carnavalescos Victor Matheus e Raphael Corrêa, premiados com o Troféu Ziriguidum de Melhor Enredo de 2019.
"O enredo será o mesmo 'Abracadabra' e estamos dando uma cara nova em alto astral. A ideia é que seja algo com mais entendimento para que o povo tenha domínio de visualizar. O carnaval é um lugar que você tem que ouvir e ver. O objetivo é que todos possam visualizar essa releitura", dizem os carnavalescos.
Ao todo a Mocidade vai para a avenida com três carros e um tripé. Com um total de aproximadamente 350 componentes a escola promete um visual mais requintado e com mais brilho.

Tudo pelo bi

Os diretores afirmam que o título não subiu à cabeça, mas garantem com toda a humildade que a escola vai desfilar para ser bicampeã.
"No momento estamos trabalhando com uma equipe maior em ritmo acelerado. Temos muitas peças prontas de alegoria que só faltam colocar. O mais difícil é a pressa; temos que manter o equilíbrio para no sábado e domingo ficarmos mais tranquilos. Os materiais próximos do carnaval são mais difíceis e caros de comprar pela demanda ser muito alta. Eu passo para os ajudantes que reaproveitem muita coisa e pensem que o que temos poderá ser útil. Transformar o lixo em luxo", comentam Lucas e Pedro.
A diferença do desfile do ano passado para o de 2020 será a grandiosidade, como se nota no barracão que é quase vizinho à quadra da coirmã do Triângulo. "Será algo visivelmente mais bonito. As fantasias terão um toque especial. Os carros também serão mais altos e robustos. O título a gente não promete, mas prometemos fazer um bom desfile. Queremos ficar entre as favoritas", comentam.
O segundo carro será a surpresa desse ano no desfile da Mocidade, é o que prometem os carnavalescos.
"Eu lembro que, em 2019, quando fomos entregar o nosso mapa de jurados ao coordenador da Liest, ouvimos o seguinte: 'Olha, a Mocidade não vai atrasar né? Porque a Mocidade é desorganizada!'. Eu saí de lá triste, mas satisfeito, porque ele ainda via a velha Mocidade. Tivemos que fazer uma reformulação de todos os nossos funcionários, mas a comunidade é muito forte. Apesar da Mocidade ter passado por esse turbilhão de emoções, nós vamos para avenida com a mesma garra e determinação de 2019. Tenho certeza que a comunidade ficará muito satisfeita com o trabalho que será apresentado", finaliza o presidente Luciano Espírito Santo.
Outra força da escola na avenida, sem dúvida é sua bateria, a Explosão, que desde 2009 é comandada por Mestre Ni, que conquistou ao longo desse tempo, nove troféus Ziriguidum, de Melhor Bateria, supremacia que os ritmistas não querem perder esse ano, sonhando com as duas notas 10 do júri oficial. A rainha da Bateria Explosão, Iara Macedo, prepara uma bela fantasia e promete 'causar' na avenida com sua passagem.

Por Redação

Crédito da Foto: Zeca Lima

Publicidade