Nova política sobre drogas destaca importância dos hospitais psiquiátricos

Três Rios - (Saúde) - Terça, 18 de Junho de 2019.

Nova política sobre drogas destaca importância dos hospitais psiquiátricos

Ampliar as possibilidades de recuperação de quem sofre com a dependência de drogas: essa é a promessa da Nova Política Nacional sobre Drogas publicada pelo governo do Presidente Jair Bolsonaro no último dia 11 de abril, através do Decreto nº 9761/2019. A nova legislação devolve aos hospitais psiquiátricos o protagonismo na luta contra a dependência química.

De acordo com o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Dr. Quirino Cordeiro, a Nova Política é um grande avanço. Sai a Redução de Danos, que segundo ele, vinha se mostrando inefetiva (dado o crescimento no número de usuários) e em seu lugar assume a promoção da Abstinência e Recuperação dos pacientes visando a sua total recuperação.

- Com isso, serviços que trabalham auxiliando os pacientes a conseguirem a abstinência, como os Hospitais Psiquiátricos, ganham protagonismo na Nova Política Nacional sobre Drogas”, diz Quirino. “O Hospital Psiquiátrico, inclusive, passa a fazer parte da Rede de Assistência ao paciente com dependência química. Essa medida alinha-se com a Nova Política Nacional de Saúde Mental, publicada em Dezembro de 2017, que incluiu o Hospital Psiquiátrico como parte integrante da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).” destaca o secretário.

Na prática, a Nova Política Nacional sobre Drogas amplia o acesso do dependente a um tratamento mais qualificado, eficaz, com toda a estrutura de uma equipe de saúde completa com médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, dentre outros.

Divulgação CRTR

Por Redação

Publicidade
B03 - 300x250