Nove municípios da Região Centro Sul participam de lançamento de programa de mobilização de lideranç

Objetivo do encontro em Miguel Pereira, que contou com quatro prefeitos, foi elaborar uma agenda regional de desenvolvimento através de iniciativas de

Região - (Cotidiano) - Quinta, 15 de Novembro de 2018.

Nove municípios da Região Centro Sul participam de lançamento de programa de mobilização de lideranç

Nesta terça-feira (13), quatro prefeitos de municípios da Região Centro Sul Fluminense estiveram reunidos, em Miguel Pereira, para participarem do lançamento e assinatura de adesão ao Programa Líder, iniciativa do Sebrae Rio que é uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças regionais para a elaboração de uma agenda regional de desenvolvimento.
O encontro, que aconteceu das 10h às 12h no Hotel Guararapes contou, além da presença do anfitrião, André Português, de outros três prefeitos: Josimar Salles (Três Rios), Juninho Bernardes (Paty do Alferes) e Vicente de Paula de Souza Guedes (Rio das Flores). Além dos prefeitos, estiveram presentes 44 líderes de nove municípios, representantes da indústria, comércio, serviços, setor rural e universidades (entre as quais a UFRRJ).
Entre os municípios representados no evento, além dos quatro já citados estão: Areal, Comendador Levy Gasparian, Sapucaia, Paraíba do Sul e Engenheiro Paulo de Frontin.
De acordo com o coordenador regional do Sebrae Rio, Jorge Pinho, o objetivo do Programa Líder é mobilizar, capacitar e fortalecer estes líderes para a elaboração de um plano de desenvolvimento regional e que resultará no Plano de Ação para o Desenvolvimento Regional além do desenvolvimento dos mecanismos de sustentação e monitoramento do desenvolvimento planejado.
Segundo ele, os profissionais para quem o Sebrae elaborou o Programa Líder são: empreendedores, gestores municipais e do terceiro setor. “Nossa região será a segunda no estado a receber esse programa, considerado o mais robusto do Sebrae Rio em termos de alavancagem do desenvolvimento regional. O piloto foi feito em Volta Redonda, na Região do Médio Paraíba, em 2017, com ótimos resultados.Aqui na região, o que nós vamos buscar é criar uma governança forte e coesa, capaz de construir propostas capazes de integrar a região de forma colaborativa”, destacou.
Para André Português, prefeito de Miguel Pereira, a proposta de unir os municípios de forma coordenada é algo inovador e impressionante, do qual ele quer fazer parte. “Gostei muito da proposta do programa e, com certeza vamos nos esforçar para participar desta mobilização que irá, sem dúvida alguma trazer grandes benefícios não só para nossa cidade, mas também para toda região”.
O prefeito de Paty do Alferes, Juninho Bernardes, disse que estará totalmente envolvido no processo de adesão e execução de iniciativas do programa Líder. “Vamos nos dedicar a cumprir com esse objetivo de promover o desenvolvimento econômico de nossa região, pois acredito que a colaboração é o caminho para um futuro melhor para todos”, ressaltou.
Josimar Salles, prefeito de Três Rios, se disse satisfeito com o conteúdo do programa Líder e afirmou que vai ajudar no processo de integração dos municípios. “Três Rios não pode se eximir de suas responsabilidades, já que possui um papel importante na economia da Região Centro Sul. E por isso nada mais certo do que colaborarmos na integração entre as cidades para alcançarmos um nível de desenvolvimento que irá beneficiar toda a população”.
O prefeito de Rio das Flores, Vicente Guedes, afirmou que a adesão precisa acontecer, porque somente unidos os municípios da região Centro Sul poderão alcançar seus objetivos. “Acredito na colaboração e na força da união e por isso me sinto motivado a participar de uma iniciativa que será muito importante para nossa região. Também acredito que a partir dessas iniciativas, possamos deixar um legado social significativo e que isso irá contribuir para o bem-estar das pessoas”.

Como acontece o programa Líder

O programa Líder acontece em três etapas:
- Mobilização de das principais lideranças da região para formar o time que irá participar do projeto;
- Construção do grupo, com coesão e objetivos comuns, que ao final do trabalho entregará um plano de ação com os eixos identificados nos projetos de desenvolvimento a serem implementados (essa etapa acontece em dez encontros, sendo um por mês, além de cinco fóruns regionais, sempre espaçados e com agenda previamente determinada);
- Acompanhamento,por parte dos consultores do Sebrae Rio, da implementação dos projetos (leva 12 meses).
Ao todo, 70% dos prefeitos da região aderiram ao Programa Líder, que também contará com a presença de empresários da indústria, comércio, serviços, agronegócios, turismo, diretores de universidades e lideranças do terceiro setor.
O próximo encontro do Programa Líder do Sebrae Rio acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro (quinta e sexta-feira), no mesmo local. No evento será dado início aos trabalhos de integração entre os municípios participantes. Assessoria Sebrae

Por Redação

Crédito da Foto: Divulgação Sebrae

Publicidade
728x90
3 Tenis 189