ONG Onda Solidária e produtora LibertaCine de Paraíba do Sul unidas em prol do bem

Símbolo da ONG de Ricardo Calçado, Mumuquinha, vai virar filme produzido por sul-paraibanos

Região - (Cotidiano) - Quarta, 22 de Maio de 2019.

ONG Onda Solidária e produtora LibertaCine de Paraíba do Sul unidas em prol do bem

A ONG Onda Solidária, que tem em Santana do Deserto, localidade bem próxima de Comendador Levy Gasparian e Três Rios, o projeto Vila dos Sonhos e a produtora de curtas LibertaCine de Paraíba do Sul, estão no Rio de Janeiro desde domingo (18), desenvolvendo várias ações e adquirindo conhecimento para colocar em prática na região.
Assim que chegaram na capital, Ricardo Calçado, idealizador da Onda Solidária, juntamente com Marco Duarte, Diego Ignácio e Pablo Cardozo do LibertaCine, foram fazer o reconhecimento do Largo do Machado e do Flamengo, para que o curta Mumuquinha – O Filme, seja produzido pelo LibertaCine.
A manhã de segunda-feira (20) foi de apresentação na escola, Our Lady of Mercy (OLM) no bairro de Botafogo, onde os meninos do LibertaCine apresentaram o projeto Voz, Câmera e Ação e falaram sobre a parceria da produtora sul-paraibana de curtas com a Onda Solidária e os trabalhos que vem sendo feito na Vila dos Sonhos.
Já à tarde o grupo se reuniu com os atletas da categoria Sub-20 do Fluminense e doou sangue no Instituto Nacional de Câncer (INCA) além de visitar a ala pediátrica do hospital. Ao todo 40 pessoas participaram da campanha, que é realizada há dez anos em parceria entre a Onda Solidária e o tricolor carioca.
Ao lado dos alunos da escola Britânica do Rio, o grupo foi para a Onda Esportiva de São Cristóvão, onde tiveram um encontro com as crianças do projeto e gravaram vídeos para o Voz, Câmera e Ação que trabalha o empoderamento feminino e igualdade de gênero e que é voltado para adolescentes de Santana do Deserto e região.
Os jovens do LibertaCine ainda puderam conhecer o publicitário premiado com telecine Eric Menezes e trocar diversas informações. Na terça-feira (21), antes da volta para casa, eles visitaram o centro de treinamento do Fluminense e tiveram uma reunião com o um dos maiores produtores de cinema do país, Diler Trindade.

Onda Solidária
A ONG Onda Solidária é uma instituição anglo brasileira, que desenvolve trabalhos sociais com crianças e jovens do Brasil e do mundo, que foi criada pelo carioca Ricardo Calçado que quando era criança teve um sonho onde se viu idoso rodeado de jovens em um espaço que oferecia esporte, lazer, saúde...
Vila dos Sonhos
O espaço funciona como um ecocentro social e é um modelo de educação e geração de oportunidades baseado em conceitos alternativos ao padrão de vida dos grandes centros urbanos.
Voltada para o meio ambiente e sustentabilidade, há cinco anos a Vila dos Sonhos oferece projetos educacionais para crianças e adolescentes da região, com atividades que englobam construções das primeiras casas com tijolos ecológicos, produção de tijolos de adubo, reutilização de pneus, horta orgânica, caminhada ecológica, plantio de árvores, curso de permacultura, captação de água, treinamento com jovens e professores, trabalho em equipe, entre outras atividadesque proporcionam a vivência de culturas diferentes.
LibertaCine
Marco Duarte e Diego Ignácio, são os criadores da produtora amadora, que “funciona” desde 2018 de forma caseira e visa mostrar para o mundo os talentos que existe em Paraíba do Sul e região.
Os trabalhos da LibertaCine são focados na formação de jovens e na conscientização de adultos. Os curtas-metragens “17 Horas” e “Prioridade”,feitos pela produtora, levam mensagens fortes e realistas.
Para saber mais sobre a produtora, existe uma página do Facebook Curta LIbertaCine, que mostra os trabalhos realizados por Diego, Marco Antônio, os atores e demais colaboradores.
Quem é Mumuquinha?
Ainda criança, ao andar pelas ruas do Rio Janeiro, onde morava, Ricardo e sua mãe encontraram um menino que estava com corte na cabeça e o levaram para casa, para que o pai de Ricardo, pediatra, o pudesse medicar.
Morador de rua, Mumuquinha, se tornou amigo da família e entre uma brincadeira e outra os anos se passaram e certo dia ele não apareceu. Segundo informações de um irmão, Mumuquinha havia falecido.
Mumuquinha, o grande amido de Ricardo, virou o símbolo da Onda Solidária que é representado por um bonequinho.

Por Aline Carius

Publicidade
728x90
B03 - 300x250