Operação “Meu Limão meu Limoeiro” em Paraíba do Sul cumpre 13 mandados de prisão

Armas, munições e cocaína foram apreendidas durante a ação das Polícias Civil e Militar

Paraíba do Sul - (Polícia) - Sábado, 04 de Maio de 2019.

Operação “Meu Limão meu Limoeiro” em Paraíba do Sul cumpre 13 mandados de prisão

Foi realizada em Paraíba do Sul nesta sexta-feira (03) a Operação “Meu Limão meu Limoeiro” que resultou na prisão de 13 indivíduos e na apreensão de duas armas (um revólver com numeração raspada com quatro munições e uma espingarda desmuniciada) e 85 “baldões de cocaína”.

A ação teve foco principal no bairro Limoeiro e foi mais um trabalho conjunto da Polícia Civil (107ª DP) e Polícia Militar (2ª Cia e Serviço Reservado - P2 - do 38º BPM). Essa operação decorre de duas investigações distintas, que tiveram origem em grandes apreensões de entorpecentes e que resultaram na expedição de 15 mandados de prisão.

A principal investigação durou cerca de cinco meses e teve início após a apreensão de quase um quilo de cocaína no porta luvas de um carro que estava parado no bairro Limoeiro.
Através do trabalho investigativo, os agentes conseguiram identificar toda hierarquia e estrutura do grupo proprietário daquela droga.

A segunda investigação concluída ontem (3) teve origem na apreensão de uma arma e três quilos de maconha em um matagal no ano passado. Todos os proprietários do material foram identificados e tiveram suas prisões decretadas

Foi constatado que as atividades criminosas no bairro Limoeiro eram lideradas por Tiago Santos da Cunha, também conhecido que como “TH” ou “Negrete”, elemento natural da cidade que, após filiar-se ao Comando Vermelho (CV) se mudou para favela Ladeira dos Tabajaras, no Rio de Janeiro, de onde passou a comandar o tráfico de drogas em algumas localidades de Paraíba do Sul.

Também se verificou que no bairro Limoeiro as atividades eram gerenciadas por Jean Carlos Garcia Costa, que administravam a distribuição das cargas de drogas e arrecadação do dinheiro.
Durante a operação, um revólver com numeração raspada que pertence a Jean foi encontrado na casa de sua namorada Ana Carolina Favato Severino e ela foi presa em flagrante. As equipes policiais também encontram 85 recipientes plásticos com cocaína que Jean havia deixado na casa de João Nuno Filho, o qual também foi preso em flagrante.

Os dois mandados de prisão expedidos contra o líder Tiago “TH” tiveram que ser cumpridos hoje dentro do presídio Ary Franco, local onde ele se encontra desde o início de março de 2019, quando foi preso em uma grande operação policial no Rio de Janeiro.

Geovane, Diogo e Vitor também tiveram seus mandados cumpridos na penitenciária, vez que foram presos por outros crimes no curso das investigações. Os demais foram localizados e presos hoje em Paraíba do Sul. Alguns investigados não foram encontrados e são considerados foragidos (a identidade deles será noticiada em breve, para não atrapalhar a conclusão das investigações).

A Delegada Cláudia Abbud enfatiza que essas importantes prisões se deram em função de um minucioso trabalho integrado de inteligência da PolíciaCivil com o Serviço Reservado (P2) da Polícia Militar, com apoio do Ministério Público e Poder Judiciário.

“Foram duas investigações iniciadas de forma semelhante, com apreensões de entorpecentes, e que foram concluídas com grande êxito, desmantelando grupos criminosos que colocavam em risco a ordem pública no município e que agora foram neutralizados sem que fosse preciso disparar um único tiro. Com essa operação, não se combateu apenas o tráfico de drogas, mas também foram coibidos homicídios, roubos e outros crimes violentos que são diretamente relacionados com a comercialização de entorpecentes”, ressaltou a delegada.

A operação foi batizada com o nome da música “Meu limão meu limoeiro”, uma composição de José Carlos Burle, escrita em 1937, que fez grande sucesso nos anos 60 e 70 na voz de Wilson Simonal.

A expressão “meu limoeiro” no nome da operação, segundo a políca, serve para reafirmar que não será admitida nenhuma tentativa de implementar formas de poder paralelo naquele bairro ou em qualquer outra localidade em nossa região. Todos que agirem dessa forma serão prontamente identificados e reprimidos na forma lei.

Os presos

- Jean Carlos Garcia Costa - mandado de prisão por tráfico de drogas/ Flagrante por tráfico de drogas/ Flagrante por posse de arma de uso restrito

- Rosilene Jacinto de Melo (Rose) - mandado de prisão por tráfico de drogas

- Wellington Muniz Leme Mendonça (Cara Murcha) - mandado de prisão por tráfico de drogas

- Mariane Rosa Rodrigues - mandado de prisão por tráfico de drogas

- Mateus dos Santos Arantes (Pitty)- mandado de prisão por tráfico de drogas

- Paulo Roberto Cerqueira Manoel (Paulo Preto) - mandado de prisão por tráfico de drogas

- Jeiferson Santos Barbosa (Belô) - mandado de prisão por tráfico de drogas

- Geovane Dias Medeiros - mandado de prisão por tráfico de drogas

- Diogo do Espírito Santo Florentino (Nem) - mandado de prisão por tráfico de drogas

- Vitor Oliveira da Silva - mandado de prisão por tráfico de drogas
- Tiago Santos da Cunha (TH ou Negrete) - mandado de prisão por tráfico de drogas

- Ana Carolina Favato Severino - flagrante por posse de arma de uso restrito

- João Nuno Filho - flagrante por tráfico de drogas

Fonte: 107ª DP

Por Redação

Publicidade
3 Tenis 189