Oxóssi será enredo do Bom das Bocas

Escola fez uma grande festa para lançar tema sobre o orixá das matas

Três Rios - (Entretenimento) - Terça, 16 de Julho de 2019.

Oxóssi será enredo do Bom das Bocas

O domingo (14) foi de muito samba, homenagens e grande expectativa por parte da nação verde e branco sobre o enredo que será apresentado no carnaval de 2020.

A quadra do Bom das Bocas, no bairro Caixa D´Água, recebeu uma ornamentação com folhas no piso da quadra e demais adornos que já antecipavam a curiosidade sobre o homenageado.

O grupo RecordaSamba abriu a tarde de samba e agitou o público que chegava à quadra no bairro Caixa D´Água. A nova diretoria homenageou alguns baluartes da escola com um troféu que tinha o nome do saudoso carnavalesco Wanderley Rodrigues, o Leley.

O presidente Otorino Bilheri, que retorna ao comando da verde e branco, e o vice Joe apresentaram os novos diretores que foram bem recebidos pela comunidade.

O novo presidente foi cumprimentado por representantes de outras co-irmãs, como a presidente do Bambas do Ritmo, Rosimar Oliveira - a Gugu, acompanhada dos diretores Carlos Bastos e Rogéria.

As passistas que desfilam pela escola homenagearam a porta bandeira Cristiane Santos - a Cris, que também coordena a ala. O trio Renato Estrada e Família também subiu ao palco e fez uma apresentação muito aplaudida.

O enredo "Okê Arô - O Rei das Matas" do carnavalesco Junior Pernambucano foi lido por Felipe Rangel e a quadra se transformou em um terreiro para reverenciar o orixá. O segundo casal de mestre-sala e porta bandeira, Danilo Santos e Cris entrou na quadra com o pavilhão da escola, acompanhados de filhos de santo, de um babalorixá e uma ialorixá que abriram os caminhos para os trabalhos da agremiação até o desfile de 2020.

A emoção tomou conta de todos, especialmente dos adeptos das religiões de matrizes africanas que receberam com grande entusiasmo o enredo apresentado. A apresentação da escola com todos os seus segmentos encerrou a festa em grande estilo, mostrando que o Bom das Bocas se prepara para mais um memorável desfile.

"É  um prazer imenso trazer a história de Oxóssi, o rei das matas. Nosso enredo tem todo um contexto cultural e foi aclamado por nossa comunidade. Daí deu um link com grande êxito.  Iremos retratar a ligação do orixá com a natureza, sua história e seu sincretismo.  Tenho certeza que será um sucesso. Tanto em beleza quanto em axé. Essa nova diretoria me deixa seguro de acreditar que iremos realizar um grande projeto. Até porque a união faz a força. Meu trabalho junto com uma administração honesta e positiva  ajuda a executar um belo trabalho", finalizou o carnavalesco Junior Pernambucano, que realiza seu 11º enredo para a escola, onde já conquistou seis campeonatos. Segundo o carnavalesco, a sinopse será entregue na quadra, nesta terça-feira (16) e na próxima, dia 23, a partir das 20h. Mais informações aos compositores interessados em participar da disputa de samba de enredo, podem ser obtidas também pelas redes sociais do Bom das Bocas.

 

Introdução do Enredo 

Quem manda na mata é Oxóssi!

“Senhor das matas, que carrega contigo o arco e flecha, Senhor da caça

e da busca pelo alimento, enviado da Cidade da Luz a proteger aqueles

que a ti evocam; no céu, o luar clareia, brilha a lua cheia a te iluminar.

Okê Caboclo! Teus filhos querem agradecer e te saudar em humildade

no solo fértil zelado por ti, posto a agir no labor da caridade e no amor

ao próximo. Ensinaste aos teus a busca por aquilo que te pertence,

dançaste em meio às douradas águas e deixaste como legado o fruto do

verdadeiro amor. Oh Oxóssi, Oh Odé, que caça e compartilha do poder

da cura pelas ervas medicinais, abra os caminhos e guia os que te

chamam com fé, com amor, com respeito aos ancestrais das matas.

Caboclo ê, Odé Odé, soberano do verde, e de todas as Nações, tu és!

Da tua bondade, aprendiz tornam-se os que te seguem, Senhor, teus

filhos batem tambor, Okê Okê Arô!”

Por Redação

Crédito da Foto: Aline Carius

Publicidade
3 Tenis 189