Página institucional da Prefeitura de Sapucaia é restabelecida após ataque de hackers

Sapucaia - (Cotidiano) - Sexta, 01 de Março de 2019.

Página institucional da Prefeitura de Sapucaia é restabelecida após ataque de hackers

Nesta terça-feira (26), em Sapucaia, a Secretaria Municipal de Fazenda emitiu um comunicado informando que a página institucional da Prefeitura do município foi tirada do ar devido a reiterados ataques de hackers ocorrido nos últimos dias.
Embora os serviços online tenham sido momentaneamente interrompidos, os hackers não tiveram acesso ao banco de dados. No mesmo dia em que foi constatado o problema, a equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura começou a trabalhar pela recuperação do acesso. Nesta quinta-feira (28) foi informado que o site já estava restabelecido e que os serviços funcionavam normalmente.
Problemas relacionados a ataques cibernéticos são comuns em diversas instituições. A Prefeitura de Teresópolis, por exemplo, atualmente sofre com o bloqueio ao acesso a seu servidor desde a última sexta-feira. Na Prefeitura de Itaituba (PA), o servidor central também foi invadido. No Paraná, relataram dificuldades similares as prefeituras de Pitanga e Turvo. Em Atlanta, nos Estados Unidos, o sistema governamental foi sequestrado por ransomware (código malicioso que criptografa os dados armazenados em um equipamento, tornando impossível o acesso a eles), exigindo que os funcionários voltassem a utilizar papel e caneta durante o expediente. Os invasores exigiram 3 milhões de dólares, em bitcoin, como resgate.
Muitas vezes isso acontece por falhas na segurança de sistemas operacionais, ou em programas desatualizados e/ou comprometidos no computador. A Prefeitura de Sapucaia utiliza o que há de mais moderno em hardware e software de proteção de dados para garantir os serviços e resguardar a privacidade de seus usuários. Ainda assim, de acordo com o secretário de Fazenda, Alessandro Batista, novas medidas serão implementadas para evitar este tipo de situação, como restringir o acesso, pela rede, a determinadas páginas. “Nosso hardware de bloqueio de invasão registra todo e qualquer acesso interno e externo, temos como saber qual computador acessou a qual página e em que hora na internet durante o dia e noite, da mesma forma como temos como saber sobre qualquer acesso externo a nossa rede e bloqueá-lo, mas mesmo com esse controle é difícil evitar situações como essa. Por isso, teremos regras mais rígidas de uso da rede daqui em diante, inclusive para os funcionários”, disse Alessandro.

Por Redação

Crédito da Foto: Imagem ilustrativa

Publicidade
1200x628jpg
3 Tenis 189