Prefeito André Português inaugura mais uma escola

Miguel Pereira - (Educação) - Sábado, 30 de Março de 2019.

Prefeito André Português inaugura mais uma escola

No último dia 25 de março, o prefeito André Português, o vice-prefeito Pedro Paulo Quinzinho e a secretária de Educação do município Amine Elmor inauguraram a nova unidade escolar do município, a Escola Municipal Maria da Conceição Machado de Carvalho.

Ela está localizada no centro da cidade, onde anos atrás funcionou o Colégio Nathanael, escola particular. As instalações foram totalmente reformadas para receber os 500 alunos do ensino fundamental municipal, inclusive o EJA. A escola funcionará nos três turnos escolares.

O prefeito convidou para a inauguração a família da professora homenageada, Maria da Conceição Machado, conhecida em Miguel Pereira como Dona Conceição. Ela foi professora de língua portuguesa e literatura brasileira por 61 anos, além de ter sido uma das mais importantes diretoras do Colégio Estadual Dr. Antônio Fernandes, quando só tinha ele com ensino de 2º grau no município. Foi a diretora Conceição Machado que implantou o Curso Normal no CE Antônio Fernandes na década de 90, uma antiga reivindicação da época.

Natural de Teresópolis, veio para a cidade com apenas 22 anos e somente largou o magistério aos 83 anos, quando faleceu. Além de ser ícone em sua profissão, Conceição Machado atuou em causas sociais e também na política, tendo sido atuante em alguns governos.
A família, visivelmente emocionada com a homenagem do prefeito, recebeu uma placa de Honra ao Mérito pelos serviços prestados à comunidade.

O advogado Felipe Machado, neto da professora Conceição Machado, não conteve as lágrimas ao agradecer publicamente a homenagem. “Estudem, agarrem a oportunidade da educação e sejam muito felizes neste local que recebe o nome de minha avó”, disse Felipe.
Já o prefeito falou mais uma vez sobre a importância dos estudos aos mais de 150 alunos do turno da tarde. “Nesta idade de vocês, talvez estudar não pareça ser tão legal ou importante.

Porém, somente com o estudo que todos que aqui estão poderão mudar o futuro. A oportunidade e a chance da mudança estão em frente aos olhos de cada um. Basta ter força de vontade para mudar a sua história, e a história só muda com educação”, disse o prefeito.

A escola recebeu instalações elétricas reformadas, pintura e ar-condicionado em todas as salas. O espaço voltou a ser dividido em salas de aula, refeitório, sala de multimídias e leitura, grêmio estudantil e secretaria, além do amplo espaço interno com quadra de esportes.

“Agradeço a oportunidade e a autorização da família em permitir que a prefeitura tenha feito esta singela homenagem a uma pessoa que dedicou sua vida nas salas de aula de nossa cidade.
Todos aqui que já foram alunos de Conceição Machado jamais esquecem seu caráter, amor pela profissão e por cada aluno e sua eterna sabedoria. Não existe nada mais singelo e feito com carinho do que dar o nome de nossa nova escola a alguém que viveu pela arte de educar todos os anos de sua vida”, finalizou o prefeito, que frisou a importância de todas as secretarias trabalharem em conjunto com os projetos da Prefeitura e agradeceu a bancada da Câmara de Vereadores pelo apoio.

Ao final da homenagem e cerimônia, foram entregues aos alunos e ao público presente mudas de árvores do Projeto Miguel Pereira Planta, Eu Cuido, enfatizando a ideia de arborização urbana e cuidados com o meio ambiente. Em menos de dois anos, o projeto distribuiu mais de 10 mil mudas que foram plantadas em todo município.

Por Redação

Publicidade
728x90
4 itens por 199