Prefeitura e Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos realizam conferência abordando os desafios p

Três Rios - (Cotidiano) - Quarta, 26 de Junho de 2019.

Prefeitura e Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos realizam conferência abordando os desafios p

A Prefeitura de Três Rios e o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos promoveram nesta terça-feira (25) a 5ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento reuniu autoridades, especialistas no assunto e a população em geral, contando com a presença do prefeito Josimar Salles, do presidente da Câmara de Vereadores, Rogério Camarinho, e do coordenador de Políticas para Idosos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Direitos Humanos, Clayton Cajão.
Durante a conferência foram discutidos os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas. Com a divisão de grupos de trabalho, os participantes apresentaram propostas sobre o tema. Os direitos da pessoa idosa também foram abordados pela palestrante e advogada Ana Carolina Ribeiro Rufino de Souza.
Outro assunto abordado durante a conferência foi o asilamento de idosos, com apresentação do Lar Metodista e Lar São Jorge - antigo Asilo São Vicente de Paulo. Este último está sendo administrado pela Prefeitura de Três Rios desde março deste ano, após a Justiça determinar a intervenção do Lar e o afastamento provisório dos proprietários da instituição. O Ministério Público elaborou relatórios técnicos com todas as irregularidades encontradas no Lar São Jorge. De acordo com os documentos, a instituição "apresentava diversas e insanáveis irregularidades, expondo os abrigados a alto risco sanitário, físico, alimentar e social". Com a decisão, o prefeito Josimar Salles determinou que a Secretaria de Saúde e Secretaria de Promoção Social dessem total amparo aos idosos e iniciou estudos para assumir, se necessário, a administração definitiva do asilo.
A 5ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa também contou com animada apresentação de dança dos idosos que fazem parte de projetos do SESC. Participaram ainda do evento os vereadores Fabiano Batista e Rozemar Guezo; o secretário de Promoção Social, Elder Azara; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José dos Santos; e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, Carolina Montes.

Por Redação

Crédito da Foto: Comunicação PMTR

Publicidade
1200x628jpg
B03 - 300x250