Presidente Rogério Camarinho fala sobre primeiro ano de gestão na Casa Legislativa trirriense

Faltando três dias para 2020, presidente da Câmara de Vereadores faz uma retrospectiva do primeiro ano à frente do legislativo

Três Rios - (Política) - Sábado, 28 de Dezembro de 2019 às 12:00 horas.

  Presidente Rogério Camarinho fala sobre primeiro ano de gestão na Casa Legislativa trirriense

"Quando fui escolhido para assumir a presidência em 2018, sabia que o desafio seria grande. E na verdade, foi maior do que eu imaginava. Mas nunca fui um homem que fugiu às lutas, enfrentei e enfrento minhas guerras de cabeça erguida. Tem sido uma experiência que tem me ensinado bastante, mas que não enfrento sozinho. Conto sempre com a ajuda dos meus colegas vereadores, dos procuradores jurídicos Flávio Junqueira Peralta e Rossimar Caiaffa, além da equipe de assessores que trabalha diariamente para que as coisas aconteçam. Estamos no caminho certo", garante o chefe do Poder Legislativo.
Nestes primeiros meses, o presidente Rogério Camarinho tem provocado algumas discussões para que a população seja beneficiada: Reuniões com a diretoria do Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição, com o objetivo de implantação da UTI Neonatal; parceria com o Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) através do Procon Três Rios para a realização do Feirão Limpa Nome, responsável pela negociação de mais de R$ 2 milhões em dívidas e retomada do crédito; reunião com a Apae (Associação dos Pais e Amigos Excepcionais) e com a diretoria da Associação Luz do Amanhecer, que cuida de aproximadamente 40 pacientes com paralisia cerebral e suas respectivas famílias - e posterior devolução ao Poder Executivo para que o valor fosse encaminhado à instituição;
Outra iniciativa do Poder Legislativo é provocar a reforma e climatização da Capela Mortuária Municipal e construção de uma guarita para a Guarda Civil. "Uma constante reclamação da população, devido à condições do local e falta de segurança. Precisamos dar condições dignas às famílias no momento de sofrimento e evitar furtos e imprevistos. Sendo assim, estamos esperando o envio do projeto da obra e climatização para que a verba seja devolvida para este fim", justificou.
Rogério Camarinho ainda esclarece as inúmeras demandas apontadas. "Na posição de representante da população não podemos abraçar uma causa específica. Cada grupo e comunidade têm suas necessidades e é isso que tento fazer. Recentemente estive reunido com representantes das agremiações carnavalescas do município que reivindicam investimentos no Carnaval trirriense, por exemplo. Mas ao longo do ano, estive tratando de segurança pública com o comandante do 38° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Soliva, e com o secretário de Ordem Pública Luciano Soares; visitei repartições da administração pública municipal em busca de melhorias e apresentando demandas da população trirriense; E, como não poderia deixar de ser, levando demandas urgentes e necessárias ao amigo e deputado federal Vinícius Farah, o qual tem nos atendido com presteza e carinho, devido ao amor que tem por sua terra natal", resumiu o presidente Rogério Camarinho.
Aproximar-se da população e ouvi-la, inclusive, tem sido um pedido constante. Nos primeiros meses de gestão, instalou o Procon Três Rios na Praça São Sebastião, n° 349, facilitando o acesso de todos; manteve na Câmara de Vereadores, o Projeto Tribuna Livre, onde a população pode reivindicar, criticar, denunciar e elogiar; estreitou contato com o Sindicato dos Servidores Públicos de Três Rios, Comamtri (Conselho Municipal das Associações de Moradores de Três Rios), CDL (Câmara Dirigentes Lojistas), dentre outras instituições.
"Sempre falo que a política é a arte do diálogo. Precisamos conversar pra conhecermos o problema, buscarmos juntos uma solução e contribuir para o bem do munícipe trirriense. Foi assim, por exemplo com o projeto do parcelamento do solo trirriense, onde ouvimos diferentes segmentos antes de colocarmos o projeto em votação. Neste período também, colocamos em votação em tempo célere todos os projetos de crédito adicional enviados pelo Poder Executivo, principalmente os que iriam ser direcionados para a saúde, porque nós vereadores entendemos que é uma área que precisa de investimento e muita, mas muita atenção", disse o chefe do Poder Legislativo, lembrando também da aprovação do Programa Fique em Dia, o qual possibilita a negociação de tributos municipais atrasados com isenção dos juros ou parcelamento das dívidas. Até o momento, foram mais de quatro mil negociações que possibilitaram a retirada das propriedades na Dívida Ativa.
Quanto a relação com os vereadores, o presidente da Casa Legislativa trirriense é enfático: "Temos uma relação respeitosa. Com divergências políticas, mas com muito respeito entre nós. Somos 15 vereadores e ali temos grandes histórias de superação e ensinamentos. Estamos lidando com homens que desempenham ou desempenharam excelentes serviços na administração pública e privada, professores universitários, policiais rodoviários federais, médicos, dentistas, servidores públicos, enfim, cada história nos possibilita um aprendizado porque são realidades diferentes. Sou grato a Deus por estar ali e, de alguma forma, contribuir para a história do nosso município", disse Rogério Camarinho.
Embora esteja no segundo mandato, Rogério Camarinho já vivencia a realidade da Casa Legislativa trirriense há 20 anos. "Eu trabalhei na Câmara de Vereadores por muito tempo como serviços gerais. Cuidava da limpeza e do jardim. As coisas foram acontecendo e, quando o então vereador Rubem César Misael (Tuca) assumiu a presidência, me chamou para compor seu gabinete, me dando a oportunidade de retomar os estudos. Desde então venho em busca de conhecimento. Logo após, tive a oportunidade de vir candidato a vereador. Em 2016, consegui a reeleição, trabalhando muito no que eu chamo de 'gabinete itinerante'. Com a ajuda de Deus, meus pares vereadores e minha equipe, estamos seguindo em frente".
Como presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios, Rogério Camarinho atualmente não precisa votar os projetos - apenas como critério de desempate. No entanto, o que tem o incomodado, foi ganho na justiça. "No início deste mandato votamos a Cosip (Contribuição de Custeio da Iluminação Pública), após uma recomendação do Ministério Público. Votamos pela extinção da contribuição logo após percebermos que não estava atendendo a população trirriense. Após três tentativas, perdemos na justiça e a cobrança retornou. Era nossa vontade? Claro que não, mas o Poder Executivo entendeu ser necessária. Divergências de opiniões, mas decisão judicial não se contesta. Acata-se", ponderou o chefe do Poder Legislativo.
E o que a população pode esperar da Casa Legislativa em 2020? "Um ano de muito trabalho, de muitas reivindicações em prol da população, embora não tenhamos a autonomia de executar. Mais uma vez, agradeço Deus e a cada um que se dispõe a fazer o melhor para o próximo - que se dedica e tem feito a diferença. Finalizo desejando a todos um 2020 de conquistas, crescimento e muitas alegrias. No mais, estamos juntos", finalizou o presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios, Rogério Camarinho. Assessoria CVMTR

Por Redação

Crédito da Foto: Divulgação CVMTR

Publicidade