Procon Três Rios dá dicas para não ter surpresas no Dia das Crianças

Três Rios - (Cotidiano) - Quarta, 09 de Outubro de 2019.

Procon Três Rios dá dicas para não ter surpresas no Dia das Crianças

Na semana do Dia das Crianças – 12 de outubro – o Procon Três Rios dá dicas aos pais, responsáveis e familiares, sobre os cuidados que devem ser tomados quando forem comprar presente para os pequenos.
De acordo com a coordenadora do Procon Três Rios, dra Roberta Padilha, é importante atentar-se para o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “O selo do Inmetro é a garantia de que o produto foi avaliado e apresenta as condições mínimas para o uso. Importante também é analisar a faixa etária para a qual aquele brinquedo é indicado pelo fabricante. Brinquedos recomendados para crianças mais velhas, por exemplo, podem conter peças pequenas que se soltem e podem ser perigosas para crianças mais novas”, resumiu a coordenadora do Procon Três Rios.
As embalagens também merecem atenção especial. Como as crianças gostam de abrir as embalagens é importante verificar a existência de grampos ou presilhas que possam machucar.
“São medidas simples, mas que podem evitar transtornos. Para se ter uma ideia, segundo registros do Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), 70% dos 131 relatos de acidentes com produtos infantis recebidos de janeiro a julho deste ano estavam relacionados a brinquedos”, ponderou a dra Roberta Padilha.
Durante a análise do Inmetro são avaliados, dentre outros quesitos: a presença de partes cortantes, possibilidade de a tinta se soltar facilmente e perigo de peças pequenas que possam se desprender.

Outras recomendações do Inmetro:

•Não compre artigos infantis em comércio que não dê garantia de procedência
•Compre brinquedos com selo do Inmetro
•Adquira brinquedo considerando a idade, interesse e nível de habilidade da criança
•Caso tenha crianças com idades diferentes, redobre a atenção para que os menores, em especial aqueles até três anos, não tenham acesso aos brinquedos dos mais velhos
•Leia com atenção as instruções de uso
Por: Assessoria CVMTR

Por Redação

Crédito da Foto: Divulgação Ass. CVMTR

Publicidade
4 itens por 199
160X600jpg