Projeto piloto de descarte de lixo eletroeletrônico chega à cidade de Miguel Pereira

Miguel Pereira - (Cotidiano) - Quarta, 03 de Abril de 2019.

Projeto piloto de descarte de lixo eletroeletrônico chega à cidade de Miguel Pereira

O prefeito André Português e sua equipe de Meio Ambiente, aprovou na última semana o projeto piloto para descarte de lixo eletrônico no município. Nos dias 03 e 04 de maio, um grande evento acontecerá na Praça do Centro Cultural, de 09h às 15h, para recolhimento e conscientização da população.
O projeto é uma parceria entre o Rotary Club de Volta Redonda e a Prefeitura Municipal de Miguel Pereira. Durante a ação, serão recolhidos todo o tipo de material eletrônico como mouses, impressoras, computadores, celulares, televisores, carregadores, geladeiras, fogões, entre outros aparelhos. O conceito do evento é dimensionar a quantidade de lixo existente e o quão prejudicial ele é, se não for descartado de forma correta.
Por sua vez, o prefeito André Português, engajado em causas sócio ambientais, propôs aos organizadores que fossem instalados em todo o município, pontos de recolhimento mensais. Escolheram-se então, escolas, postos de saúde, pontos no comércio local, universidade, para receber o coletor, que ficará a disposição da população.
Por sua vez, a empresa parceira, comprará todo o material recolhido e doará o valor em dinheiro para a APAE. É estimado que o valor total da compra dos objetos danificados e prontos para descarte chegue a 4 mil reais. “A ação não pensa apenas na condição de ter um aparelho estragado ocupando um espaço em casa. Estamos pensando que, é preciso conscientizar a população, que não sabe descartar de forma correta esse material e acaba contaminando o ambiente.”, disse o prefeito.
Vale ressaltar que todo o mundo gerou em 2016, mais de 44,7 toneladas de lixo eletrônico e a previsão é que este ano no Brasil, seja gerado em média 7kg de lixo eletrônico por habitante. “Estudos comprovam que em cada casa a cerca de 10kg de descarte eletrônico, do qual as pessoas ou jogam em lixos comuns ou deixam sem uso. Nesta parceria entre prefeitura e Rotary, queremos disseminar a importância de cuidar de nosso município, não poluir nosso solo e água com um material tão tóxico! Convido a todos a participar conosco.’, disse o prefeito.

Por Redação

Crédito da Foto: Reprodução

Publicidade
728x90
160X600jpg