Representante da empresa Vale tranquiliza Valença e região sobre situação na Barragem do Melo

Moradores evacuados por risco em barragem de Rio Preto podem retornar a suas casas

Região - (Cotidiano) - Sexta, 22 de Março de 2019.

Representante da empresa Vale tranquiliza Valença e região sobre situação na Barragem do Melo

Na manhã desta quinta-feira (21), o prefeito de Valença Fernando Graça, recebeu em seu gabinete o engenheiro Claudemir, da Mineradora Vale, um dos responsáveis técnico na barragem da Usina Hidrelétrica Melo, que fica próximo ao povoado de Conceição de Monte Alegre, distrito de Santa Bárbara de Monte Verde (MG).
O engenheiro veio agradecer todo apoio disponibilizado através da Defesa Civil do Município de Valença, e colocar a real situação do ocorrido, já que o Rio Preto, receberia um volume excessivo de água, se houvesse rompimento da barragem, podendo atingir também moradores na parte ribeirinha do rio na localidade de Alberto Furtado.
Foi comunicado que os moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS) foram autorizados a voltar para suas casas pela Defesa Civil de Minas Gerais. Três pontos de passagem em estradas vicinais (Quitote, Campo do Lico e no entroncamento com Furtado) foram desbloqueados, mas permanecerão monitorados pela empresa.
O relatório apresentado pela Walm Engenharia foi conclusivo e não identificou nenhum dano estrutural na barragem, não comprometendo, portanto, sua integridade física. Além disso, o volume de água na represa apresentou uma redução, fazendo com que o nível entrasse novamente em situação de normalidade para essa época do ano.
Participaram da reunião, o Presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Antonio, o Vice-presidente, Pedro Graça, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Paulo Graça, Coordenador Municipal Defesa Civil, Luiz Carlos e o subtenente Romeu, diretor da Guarda Civil em Rio das Flores.

Por Redação

Crédito da Foto: Divulgação PMValença

Publicidade
4 itens por 199
4 itens por 199