Semana do Brasil promove conscientização sobre Saúde Mental - Setembro Amarelo

Três Rios - (Cotidiano) - Sexta, 13 de Setembro de 2019.

Semana do Brasil promove conscientização sobre Saúde Mental - Setembro Amarelo

A Semana do Brasil promoveu nesta quarta-feira (11) uma campanha de conscientização sobre o setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O estudante de psicologia, Leon de Oliveira e a jovem, Duda Valentim, estiveram na galeria Martha Dutra, no shopping Olga Sola e no shopping Américo Silva promovendo esse evento social e de forma gratuita desmistificando, informando e abraçando a todos. O objetivo é tirar dúvidas sobre o tema e oferecer apoio a quem precisa.
A temática sobre o suicídio é ainda bastante questionada pelo seu apelo, mas diferente do que se repassado Leon ressalta sobre o assunto, e que sim, ele deve ser conversado e tratado: “Não tenha medo ou vergonha de falar sobre isso, suicídio não é brincadeira, diferente do que a maioria pensa, falar sobre isso não incentiva nada, muito pelo contrário, pode salvar vidas!”
Ainda no vídeo divulgado em redes sociais, os jovens ressaltam sobre o Centro de Valorização a Vida (CVV), que tem a função de apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, de forma anônima seja por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Basta ligar 188.
Você também pode procurar os serviços públicos de saúde da sua cidade como a UPA, o seu PFS, CAPs e onde será acolhido por profissionais capacitados a ajudar.
“Se você passa por isso ou conhece alguém, não tenha vergonha, fale, encontre alguém em quem você confia e compartilha, peça ajuda para procurar profissionais qualificados que poderão te ajudar da melhor forma possível e lembre-se você não está sozinho (a)”, reforça Leon ao final do vídeo.

Por Zeca Lima

Crédito da Foto: Divulgação

Publicidade
4 itens por 199
3 Tenis 189