ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMAS

Setembro Amarelo

Mundo - (Saúde) - Sábado, 19 de Setembro de 2020 às 07:00 horas.

Atualizado em Sexta, 18 de Setembro de 2020 às 18:26 horas.

  Setembro Amarelo Andréa Zanatta de Sá


A pandemia provocou mudanças em toda a sociedade. O aumento das pressões emocionais no isolamento social, o medo da doença e as perdas decorrentes da Covid-19 são alguns dos desafios. Falar de saúde mental é mais urgente que nunca. A conscientização é essencial para reduzir os índices de suicídio no país.
Ao longo deste Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio, quando as pessoas costumam estar mais abertas para se informar sobre a importância de buscar apoio, o CVV se adaptou para mobilizar a população ao redor desse tema tão relevante e sensível. Diversas ações online, como palestras e debates, serão promovidas, assim como materiais informativos estarão disponíveis nas nossas redes sociais, nos perfis /setembroamarelo e /cvvoficial e também no site http://www.setembroamarelo.org.br, onde é possível fazer o download de cartilhas, banners, vídeos, spots de rádio, etc.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo® cresceu e hoje conquistamos o Brasil inteiro. Para isso, o apoio das nossas federadas, núcleos, associados e de toda a sociedade é fundamental.

Como resultado de muito esforço, em 2016, garantimos espaços inéditos na imprensa e firmamos muitas parcerias. Conseguimos também iluminar monumentos históricos, pontos turísticos, pela primeira vez o Cristo Redentor, espaços públicos e privados no Brasil inteiro. Centenas de pessoas participaram de caminhadas e ações para a conscientização sobre este importante tema.

Em 2017, a ABP e o CFM criaram as Diretrizes para Participação e Divulgação do Setembro Amarelo®. O documento serve para orientar toda a sociedade sobre a participação na Campanha, como utilizar corretamente os materiais de utilidade pública produzidos e de que maneira incentivar o Setembro Amarelo em cada região.

As Diretrizes destinam-se a pessoas físicas, empresas e demais parceiros que queiram atuar junto à ABP e ao CFM na diminuição do estigma e, consequentemente, na prevenção ao suicídio. Acesse abaixo e saiba como participar da Campanha Setembro Amarelo.

Se você estiver precisando conversar, ligue 188 ou mande um e-mail pelo site cvv.org.br.A Secretaria Municipal de Saúde de Três Rios dispõe da Coordenação de Saúde Mental e do apoio dos Psicólogos do NASF AB, nos PSFs da sua rede de Atenção Básica de Saúde!

E vamos aproveitar o movimento do Setembro Amarelo para, juntos, garantir que a saúde emocional possa ser discutida nos 365 dias do ano, com menos tabu e estigma. Falar é a melhor solução!

Por Redação

Publicidade