Setembro concentra grandes eventos que prometem movimentar a economia fluminense

Estado do Rio - (Economia) - Sexta, 06 de Setembro de 2019.


O Rio de Janeiro será cenário, em setembro, de grandes eventos que prometem movimentar a economia do estado. Só o Rock in Rio, maior festival de música do país, deve atrair 770 mil visitantes do Brasil e de outros 58 países, segundo os organizadores, com uma previsão de impacto na economia fluminense de R$ 1,7 bilhão.
"A parceria com o Rock in Rio, através do programa ‘TurisRock’, possibilita que milhares de pessoas possam prolongar a estadia no Rio de Janeiro para conhecer novos recantos do Estado antes, durante e depois do festival, a preços convidativos. Além disso, criamos o Rumo ao Rio, programa que permite aos organizadores de eventos apoio oficial do Governo do Estado. No caso de feiras, editamos o decreto que concede diferimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), com o objetivo de apoiar e estimular a captação de eventos para o Rio de Janeiro", explica o secretário de Estado de Turismo, Otavio Leite.
No site do TuRisRock (www.turisrock.com) é possível conferir os estabelecimentos hoteleiros participantes do programa, que oferecem desconto de 30% válido para quem vier para o Rock In Rio e desejar viajar para uma das 12 regiões turísticas fluminenses.
Nesta quarta começou o Mondial de la Biére, no Píer Mauá, que chega à sexta edição na capital fluminense. Principal festival internacional de cervejas artesanais, o evento está presente em três países e vai até domingo, dia 8. Já a 19ª edição da Bienal Internacional do Livro, que também vai até domingo no Riocentro, espera receber cerca de 600 mil visitantes durante os oito dias de funcionamento.
A atração de eventos para o estado é, segundo o representante do Rio Convention, uma forma de movimentar a economia por meio das despesas dos visitantes com hospedagens, alimentação, transporte, compras, entretenimento, tributos, entre outros.
"São congressos, feiras, encontros, seminários que acontecem, principalmente nos períodos de baixa temporada na cidade. São importantes para gerar emprego e renda ao longo de todo ano. Muitas vezes são imperceptíveis à população, mas possuem um poder de impacto na economia gigantesco", afirma Philipe Campello, diretor do Rio Convention & Visitors Bureau.

Outros segmentos

Segundo maior mercado de franquias no país em redes, o Rio de Janeiro recebe, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, a Expo Franchising ABF Rio. O número de marcas no estado cresceu 15% no 2º trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo o patamar de 824 redes que operam em todo território fluminense. Os segmentos que concentram a maior parte das unidades franqueadas no Rio de Janeiro são Alimentação (32,7%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (16,6%) e Moda (13,6%). Cerca de 200 marcas participam da Expo Franchising ABF Rio.
Já em outubro, está previsto o maior evento para o fomento de recursos offshore do país, a OTC Brasil 2019, que acontece entre os dias 29 e 31 de outubro. Organizado pela Offshore Technology Conference (OTC) e o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), a conferência vai reunir especialistas e empresas da área de E&P para trocar ideias e discutir soluções para os desafios.
"O Governo do Estado tem trabalhado para captar novos eventos e estimular os que já são realizados no Estado, como a OTC Brasil, que já faz parte do calendário global da indústria de petróleo", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, Lucas Tristão, acrescentando.
"Durante os três dias do evento, o Rio se transforma na capital mundial do petróleo. Há um grande o movimento de executivos e especialistas de várias partes do mundo, cuja presença é importante para o turismo e para atrair investimentos que movimentam a economia fluminense, gerando emprego e renda para a população do estado", finalizou.
Até o fim de 2019, há uma previsão de 311 eventos no Rio, em comparação com os 288 que ocorreram em 2018, de acordo com o Rio Convention & Visitors Bureau. Ascom RJ

Por Redação

Crédito da Foto: Divulgação Ascom RJ

Publicidade
1200x628jpg
160X600jpg