Vacinação contra febre amarela em Chiador está controlada

Chiador - (Saúde) - Sábado, 20 de Janeiro de 2018.

Vacinação contra febre amarela em Chiador está controlada


Nem mesmo o estado de Minas Gerais foi poupado com os casos de febre amarela. No último levantamento, desde julho de 2017, já chega a 12 o total de óbitos até o momento em todo o estado.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), os moradores do município de Chiador estão protegidos. O estoque desta sexta-feira (19) passa de pouco mais de 30 vacinas, com tudo normalizado desde o ano passado, segundo a secretária de Saúde do município, Carine Aparecida Marques dos Santos.
Entre os municípios mineiros onde foram confirmadas as mortes de macacos causadas pela doença (epizootias) entre julho e dezembro do ano passado, estão Mar de Espanha, Santana do Deserto, Matias Barbosa, Simão Pereira, Juiz de Fora, Piau e Além Paraíba, entre outros. Em Belmiro Braga também foi confirmada a morte de um macaco pela doença neste mês de janeiro.

Febre amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos, tanto em áreas urbanas quanto silvestres. Em área silvestre, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes.
Para o enfrentamento da doença, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente a vacina por meio do Calendário Nacional de Vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (também conhecida como Posto de Saúde), principalmente para as pessoas que moram ou vão viajar para área rural, silvestre ou de mata.
Estima-se que 3,6 milhões de pessoas do estado de MG ainda não foram vacinadas, sendo a maior parte homens, entre 15 e 59 anos.
Fonte: www.saude.mg.gov.br/febreamarela

Por Redação

Crédito da Foto: Josué Damacena/IOC/Fiocruz

Publicidade
4 itens por 199