Vara será especializada em crime organizado

Estado do Rio - (Segurança) - Sexta, 13 de Setembro de 2019.

Vara será especializada em crime organizado

O governador Wilson Witzel participou, nesta quinta-feira (12), da inauguração da primeira vara criminal especializada no combate ao crime organizado do Estado do Rio, instalada pelo Tribunal de Justiça (TJ-RJ). A iniciativa busca dar maior celeridade ao julgamento de processos relacionados a atividades de organizações criminosas, como corrupção, lavagem de dinheiro e ocultação de bens e valores.
"A vara especializada criada pelo TJ contribuirá para que avancemos no combate ao crime organizado. O julgamento de processos deste tipo exige que o magistrado tenha expertise para dar uma resposta penal adequada e com celeridade. O TJ dá um passo gigantesco demostrando que este tribunal quebra paradigmas e traz inovações que atendem à sociedade", destacou o governador.
A 1ª Vara Criminal Especializada no Combate ao Crime Organizado será composta por um juiz titular e dois auxiliares, além de dois promotores indicados pelo Ministério Público Estadual. Ela funcionará no Fórum Central para dar mais segurança aos magistrados que vão atuar no julgamento das ações.
"O governo estadual tem se mostrado absolutamente rígido no trato da segurança pública, e o Judiciário não pode ser indiferente a qualquer tema que interfere em direitos fundamentais. Precisamos trabalhar juntos, as demandas são desafiadoras. Com a criação da vara especializada, o Poder Judiciário procura elevar os níveis de eficiência com o serviço público prestado à população", afirmou o presidente do TJ-RJ, desembargador Claudio de Mello Tavares.
Para o procurador-geral de Justiça, José Eduardo Gussem, a iniciativa promove um olhar sistêmico e amplo sobre estruturas criminosas.
"Precisamos superar este mal que avança no estado. Contem com o Ministério Público", acrescentou. Por Julia de Brito/ Ascom RJ

Por Redação

Crédito da Foto: Phillipe Lima

Publicidade
1200x628jpg
4 itens por 199