Vassouras pela redução do consumo de álcool entre jovens

Realizado por solicitação da vereadora Rosi Farias, a capacitação é gratuita

Vassouras - (Cotidiano) - Quarta, 08 de Novembro de 2017.



Com objetivo de atuar na prevenção do consumo de álcool por jovens e adolescentes, será realizada a capacitação ”Bebida: Lazer com Responsabilidade”, dia 17 de novembro, no município de Vassouras, RJ, tendo como público alvo professores, agentes de saúde e demais multiplicadores e formadores de opinião do estado do Rio. Realizado na localidade por iniciativa da vereadora Rosi Farias, a palestra é gratuita e terá 6 horas de duração, com início às 8h e término às 17h, no auditório da Universidade Severino Sombra (USS), no centro da cidade.
Idealizado pela Fundação Milton Campos, o evento conta com apoio da USS, da Pró-Reitoria de Extensão, da prefeitura de Vassouras, e de diversos setores da sociedade, que se disponibilizaram em participar e apoiar, mobilizando-se pela divulgação do evento. Estarão presentes representantes das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, Secretaria de Ordem Pública (SOP), Associação Estadual de Conselheiros e Ex- Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (ACETERJ), Federação das Associações de Moradores de Vassouras (FAMOV), Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Guarda Municipal, Bombeiros e diversos setores da USS.
Segundo estudos recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 3 milhões de pessoas morrem em decorrência do álcool todos os anos e, mesmo assim, o consumo só cresce. No Brasil, houve um aumento de 43,5% na ingestão de álcool per capita em dez anos, superando a média internacional.
“Nossa maior motivação para trazer essa capacitação a Vassouras é o aumento do consumo de bebida alcoólica no Brasil, principalmente por jovens, que, por estarem em período de formação, podem facilmente adquirir o hábito de beber em excesso. Já é provado que o consumo de grandes doses de álcool pode causar mais de 200 tipos de doenças, além de outras consequências até mais graves”, comenta a vereadora Rosi. “Nosso objetivo não é pregar a proibição à bebida, mas orientar os adolescentes de que existem consequências no consumo abusivo e que deve ser consumido de maneira moderada”.
Essa é a segunda capacitação idealizada pela Fundação Milton Campos que a vereadora leva ao município. No ano de 2014 foi realizado o evento “Drogas, Por Quê?”, que mobilizou 20 mil pessoas em todo o estado. O curso em Vassouras é também voltado a profissionais de outros municípios, que poderão se beneficiar do treinamento e aplicá-los em suas cidades. Segundo Ellen Konrad, coordenadora da Fundação, esse é um projeto de grande relevância para a sociedade e o objetivo é ampliá-lo. “Vassouras é um município com histórico de engajamento em ações sociais e a parceria com a Universidade, com bombeiros e diversas entidades colabora grandemente com a mobilização, um dos pilares fundamentais para a realização do evento”, ela declara.

Serviço:
Bebida: Lazer com Responsabilidade
Data:17/11, sexta-feira.
Hora: 8h às 17h.
Local: Auditório da Universidade Severino Sombra (USS)
Endereço: Av. Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos, 280, Centro, Vassouras, RJ
Inscrições: (24) 2471-8358 (de 9h às 20h)
Evento Gratuito

Por Assessoria de Imprensa

Publicidade
AMARO 728x90 17C12
200 produtos com 50OFF - 300x250