Vereadores Rogério Camarinho e Zimar tratam de combate ao aedes aegypti e cuidados com pombo em TR

Três Rios - (Saúde) - Sábado, 12 de Janeiro de 2019.

Vereadores Rogério Camarinho e Zimar tratam de combate ao aedes aegypti e cuidados com pombo em TR

Nesta sexta-feira (11), a secretária municipal de Saúde, Alessandra Silva Ferreira, participou de uma reunião no gabinete do presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios, Rogério Camarinho, para explicar sobre as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Também participou do encontro, o vereador e supervisor do Setor de Endemias, Josimar Ribeiro Alves (Zimar).
A secretária falou também sobre a importância de não alimentar pombos e evitar ao máximo o contato com o animal, eliminando os fatores que contribuem para sua sobrevivência: água, alimento e abrigo (vedando espaços e vãos nos telhados). De acordo com especialistas, cada pombo produz cerca de 2,5kg de fezes por ano e, nessas fezes, estão fungos, bactérias e ácaros que podem causar seis tipos de doenças.
Dentre as doenças estão: a criptocose, que pode dar meningite; a histoplasmose, que pode dar doenças pulmonares; a salmonelose, que pode dar distúrbios gastrointestinais; além de dermatites e alergias.
Em relação ao combate ao aedes aegypti, a gestora da Saúde falou sobre o curso que os agentes de Endemias estão participando e explicou a força-tarefa que está sendo realizada nos Bairros do Ponto Azul, Moura Brasil e Pilões, sendo posteriormente realizada em todo a cidade.
“Apesar de toda dificuldade financeira que a Secretaria de Saúde enfrenta, a equipe está nas ruas fazendo o trabalho de bloqueio de proliferação do mosquito. Os agentes endêmicos estão uniformizados e identificados, e só querem realizar um trabalho de prevenção. Por isso é importante que os moradores permitam que os profissionais entrem nas residências e quintais. De acordo com o último LIRAa – Levantamento Rápido de Índices do Aedes Aegypti - divulgado, alguns bairros do nosso município como Ponto Azul, Centro e Vila Isabel precisam de atenção, pois tem grau médio de epidemia. Vamos fazer a nossa parte!”, disse o chefe do Poder Legislativo, Rogério Camarinho.
Acompanhando diariamente estas ações, o vereador Zimar reforçou a importância da colaboração da população e falou sobre o comprometimento e trabalho da equipe de Endemias. “A equipe está com atenção voltada para essa situação, porque os próximos 60 dias serão críticos, mas precisamos da atenção e esforço da população trirriense. Aproveito para agradecer aos agentes de Endemias da Secretaria Estadual de Saúde, José do Couto Moreira Júnior e Aldemir de Assis Campos, que passaram três dias aqui capacitando a equipe para o manuseio correto dos novos equipamentos, que tem ação mais eficaz. Esta nova alternativa vai nos possibilitar fazer a prevenção e combate em áreas que outrora tínhamos dificuldade. Mas como já foi dito é importante que população colabore fazendo a sua parte: seja na eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor, seja não alimentando pombos”, disse o vereador Zimar.
Os vereadores elogiaram também a atenção que o prefeito tem dado ao assunto. "O chefe do Poder Executivo, Josimar Salles, não tem medido esforços para manter esse cinturão de bloqueio da dengue. Precisamos parabenizar e reconhecer esse trabalho, contribuindo comações preventivas", finalizou o presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios, Rogério Camarinho. Assessoria CVMTR

Por Redação

Crédito da Foto: Divulgação/ Assessoria CVMTR

Publicidade
200 produtos com 50OFF -  468x60
AMARO 300x250_2